FIRST Robotics Competition

  • Destinados aos alunos do Ensino Médio
  • Aprenda com engenheiros, na prática
  • Participe de uma competição internacional nos EUA

Temporada 2014

FIRST...

No dia 4 de janeiro de 2014 foi lançado o jogo dessa temporada. O jogo consistia em partidas de duas alianças, uma contra a outra, sendo cada uma com três times. Os robôs deviam pontuar bolas de borracha, com cerca de 71 cm de diâmetro, em gols, sendo um a nível do chão e o mais alto com 2,1m de altura. Antes de pontuar, cada passe que a aliança fazia, entre os seus próprios robôs, somava pontos, elevando o valor do gol feito. Também era possível realizar passe por cima de uma barreira de XX m, o que adicionava ainda mais pontos. O jogo da temporada de 2014 incentivava a cooperação entre os times, significado da palavra coopertition – criada pela FIRST – para que dentro das alianças os times formassem uma forte parceria e diminuísse a competitividade.

Neste ano, os times 383 - Brazilian Machine, de Porto Alegre, RS; time 1156 – Under Control, de Novo Hamburgo, RS; time 1382 – ETEP Team, de São Jose dos Campos, SP; time 1772 - The Brazilian Trail Blazer, de Gravataí, RS e o time Team 1860 – CEPHAS, de São Jose dos Campos, SP participam da FIRST Robotics Competition, representando o Brasil, em regionais nos Estados Unidos. Entre os dias 13 e 15 de marco, o time 383 participou da regional de Orlando e conquistou o prêmio Industrial Design Award sponsored by General Motors, que destaca o design e eficiência de um robô que cumpra de forma efetiva os desafios propostos pelo jogo. /p>

Já o time 1156 participou da regional de Long Island e conquistou o título de Regional Winner e o prêmio Entrepreneurship Award, que celebra o time que possui o espirito empreendedor e possui um plano de negócios para gerenciar o time e alcançar todos os seus objetivos. O time também participou da regional de Nova York, onde recebeu o prêmio Innovation in Control Award, que agracia o time que possui um inovador sistema de controle, que abrange todas as áreas de conhecimento, incluindo mecânica, elétrica, eletrônica e programação. Na mesma regional, o 1156 também alcançou a posição de Regional Finalist, que é o prêmio dado para os times colocados em segundo lugar. Também na Regional de New York, teve-se a representação do Brasil com o time 1382 – ETEP Team.

Entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, o time 1772 participou da Palmetto Regional, na qual conquistou o prêmio Innovation in Control Award e da Orlando Regional, onde foi destaque com o Entrepreneurship Award. Diretamente de São Jose dos Campos, o time 1860 desembarcou na Dallas Regional, onde recebeu o prêmio Judges Award, que celebra um time que reuni um esforço memorável, desempenho e uma dinâmica de mérito.

Em Saint Louis realizou-se o Championship, campeonato que reuniu todos os vencedores das regionais que aconteceram em diversos países. Representando o país na categoria First Lego League, o time AC/DC/EG, do Colégio Euardo Gomes, de São Caetano do Sul – SP, teve uma ótima performance no Championship. Na categoria de FRC, o time #1156 Under Control competiu na Newton Division.

Temporada 2013

FIRST...

Na temporada de 2013, o jogo da FIRST Robotics Competition se chamava Ultimate Ascent. No jogo, duas alianças, compostas de três times cada, deviam lançar frisbees em gols em diferentes alturas. No final da partida, os robôs podiam escalar uma pirâmide de cerca de 3 metros, o que adicionava pontos extras. Entre os meses de fevereiro e abril de 2013 aconteceram 77 regionais da FIRST Robotics Competition e o evento do Championship, em Saint Louis.

O time #383 – Brazilian Machine, de Porto Alegre – RS, participou da Boston Regional e Washington DC Regional, onde conquistou o primeiro lugar da regional em quadra. Também representando o sul do país, o time #1156 – Under Control, de Novo Hamburgo – RS, teve sua estreia na SBPLI Long Island Regional. Já o time #1382 – ETEP Team, de São José dos Campos – SP, recebeu o premio Quality Award sponsored by Motorola, na New York City Regional, um premio que destaca um robô com solidez e força em termos de conceito e fabricação.

O time #1772 - The Brazilian Trail Blazers, de Gravataí – RS, esteve presente na Palmetto Regional, na Orlando Regional, na qual se consagrou campeão da regional e recebeu o premio Innovation in Control Award sponsored by Rockwell Automation, que agracia o time que possui inovações em técnicas de controle e na disposição de componentes elétricos, mecânicos e de programação. Já na Western Canadian FRC Regional, o time #1772 também recebeu o premio Quality Award sponsored by Motorola.

Também representando o Brasil, o time #1860 - CEPHAS, de São José dos Campos – SP, recebeu o premio Entrepreneurship Award sponsored by Kleiner Perkins Caufield and Byers, na Dallas Regional, que celebra o espirito empreendedor de um time que organiza um plano de negócios para alcançar todos os seus objetivos.

Entre os dias 24 e 27 de abril de 2013, realizou-se o Championship Event, em Saint Louis, Missouri. Neste evento, reuniram-se os campeões das regionais que aconteceram ao longo do ano para disputar o campeonato mundial. A competição é subdividida em divisões, chamadas Archimedes Division,Curie Division, Galileo Division, Newton Division. Os campeões de cada divisão competem na Einstein Field, onde foi escolhido o campeão mundial da FIRST Robotics Competition de 2013. Para representar o Brasil nesta competição, tivemos a participação do time #1772 - The Brazilian Trail Blazers, que jogaram na Galileo Division.

FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology

FIRST...

Precisamos formar mais jovens nas áreas de ciência e tecnologia. Não basta apenas criarmos cursos superiores nessas áreas, precisamos criar cultura científica e tecnológica na base, nos estudantes de ensino fundamental e médio. Em algum momento de suas vidas irão fazer a escolha profissional, sugestionados pelas suas vivências, experiências e perspectivas de realização profissional. Queremos mostrar como a ciência e a tecnologia podem ajudá-los a atingir seus objetivos. .